Chefchaouen a cidade azul no Marrocos

Chefchouen ( ou Chaouen), com suas elevadas casas caiadas de branco tendo ao fundo as montanhas, é uma das cidades mais pitorescas do Marrocos. O nome Chaouen vem da palavra berbere para "chefres", uma referência à rocha nessa forma acima da cidade. Esta 'cidade Azul' sagrada com ruas tranqüilas e povo cordial exala um ar de calma e mistério.


Acidade foi fundada no século 15 por Moulay Ali ibn Rachid (descendente do profeta Mohammed seja abençoado o seu nome) perto do túmulo de Moulay abdessalam, o snto padroeiro da tribo Djebala, que dizem ter poderes sobrenaturais. Esta cidade sagrada com muitas mesquitas serviu de refúgio seguro para muitos muçlmanos andaluzes fugidos dos reis católicos da Espanha e durante muito tempo foi fechada para  não-muçulmanos. Antes de os espanhóis chegarem, em 1920, apenas três cristãos  haviam conseguido entrar sem perder a vida, incluindo Walter Harris, em 1889.


A cidade ainda é dividida em bairros, cada um com quatro mesquitas, quatro hammams e quatro medersas ( escolas corânicas). A praça Uta el-Hammam parece menor diante das montanhas ao redor. Um lado da praça tem pequenos cafés e restaurantes, com salas lotadas de gente fumando maconha no andar de cima. Embora oficialmente ilegal, isso vaz parte da vida por aqui. Por outro lado ficam os imponentes muros da Casbá e a Grande Mesquita, com um belo minarete octogonal. Dentro da fortaleza da casbá há um maravilhoso jardim com palmeiras, figueiras e flores, e um pequeno museu com fotos antigas, instrumentos musicais e artefatos. A casbá foi construída em 1672 por Moulay Ismail. A praça é cercada por foundouks, particularmente na rue el-Andalous. A ville novelle tem um animado souk às segundas e quintas-feiras, para o qual os berberes vêm das aldeias montanhesas do entorno. A luz na medina é extraordinária e se reflete nas paredes das casas, que brilham com um misto de branco, azul e ocre.
No lado sudeste da cidade há um mesquita espanhola aberta a não-muçulmanos. Daqui sai um caminho que sobe as montanhas passando por pequenas fazendas de maconha e com vistas espetaculares da cidade. A curta caminhada da medina fica o pequeno rio Ras-el-Ma, um lugar agradável para nadar e cujas águas irrigam os jardins de Chaouen.

Por dentro de Chefchaouen

Dicas:
Chefchaouen é maior centro produtor de Kif do país. Fumar maconha é ilegal no Marrocos, portanto mantenha distância dos traficantes.









Sem comentários: