Mesquita de HassanII Casablanca

A mesquita de Hassan II em Casablanca é um dos poucos lugares  religiosos no Marrocos que permite a visita de turistas nao muçulmanos.
 É uma grande mesquita da cidade de Casablanca (Marrocos) no Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah (direcção Aïn Diab) e é o mais alto templo do mundo (os lasers emitidos do minarete de 200 m de altura podem ser vistos de vários quilómetros), e o segundo maior (depois da mesquita de Meca. Conta com as últimas tecnologias como resistência sísmica, tecto que se abre automaticamente, soalho aquecido e portas eléctricas.

Foi desenhada pelo arquitecto francês Michel Pinseau e os trabalhos de construção começaram em 12 de Julho de 1985. Foi inaugurada em 30 de Agosto de 1993. Nos trabalhos de construção estiveram envolvidas cerca de 2500 pessoas e 10000 artesãos marroquinos, que trabalharam com mármore, granito, madeira, mosaicos, estuque e outros materiais para elaborar os tectos, pavimentos, colunas, etc. O custo aproximado da mesquita foi de 5494 milhões de dirham (cerca de 504,85 milhões de euros). A sua localização (junto ao mar) deve-se a Hassan II se ter inspirado no seguinte versículo do Corão: "O trono de Deus encontrava-se sobre a água".

Além de servir como mesquita sobretudo às sextas-feiras, quando é capaz de albergar até 100 000 fiéis: 80 000 no pátio e 25 000 na sala de orações), o edifício tem outras funções: una madrassa (escola corânica), salas de conferências, hammams (banhos), bibliotecas especializadas e um estacionamento subterrâneo.


Sem comentários: