Volubilis cidade romana Marrocos

Cercada por campos verdejantes no sopé de Jebel Zerhoun, a bem preservada cidade romana de Volubilis é um dos sítios arqueológicos mais belos e românticos do país. Os berberes a chamam de 'Oualili ', nome das flores de oleandro que revestem o leito do rio próximo e, em geral, seco. Um passeio guiado em Volubilis leva cerca de uma hora, mas vale a pena passar mais tempo observando os monumentos.


O complexo acompanha o rio Fertassa, com a entrada de um lado e a maioria das atracões no outro.
Há várias villas romanas divididas em aposentos públicos e privados, e agora intituladas segundo os mosaicos que contêm. A mais grandiosa é a Casa de Orfeu, com finos mosaicos de orfeu com sua lira, de golfinhos e de Antitrite, mulher, de Netuno, e deusa do mar.
Ao lado ficam as Termas Gallienus, com mais de 1.000m2.

Basílica romana na cidade Volubilis
O fórum é domindado pelo impressionante muro com arcadas do tribunal do século 3 e o elevado templo Capitolino, com elegantes colunas coríntias e dedicado a Júpiter, à sua mulher Juno à deusa Minerva. Ao norte do Fórum ficam a Casa do Atleta e as maiores termas públicas da cidade com mais de 1.500mque provavelmente foram construídas pelo imperador Adriano. O Arco Triunfal foi construido em 217 d.c. em homenagem ao imperador Caracala e sua mãe síria, Júlia Dona. Antigamente ele era encimado por uma biga com seis cavalos, e ninfas entalhadas jorravam água nas bacias de mármore abaixo. Outras villas ladeiam a estrada Decumanus Maximus, no fim da qual há o Palácio Górdio e a Casa de vênus, com esplêndidos mosaicos, e os belos bustos do rei Juba II e de Catão.
Por dentro de Volubilis

Avenida principal de Volubilis

     Arco do Triunfo, volubilis, Morocco

Dicas
- O sítio mede menos de 800x600m e quase não tem sombra, portanto use protetor solar e traga bastante àgua.
- Visite-o de manhã bem cedo, no fim da tarde ou ao anoitecer, para evitar o sol forte e os grupos de turistas, e ver a luz se refletindo nas pedras.
- As principais atracões são sinalizadas e setas indicam o circuito.




Sem comentários: